Fundão goleia em duelo de beirões

Em estado de graça. No único jogo da jornada 10 da Liga SportZone 2018/19 disputado este domingo, a Desportiva do Fundão recebeu e goleou o Viseu Futsal 2001 por cinco bolas a uma. A equipa da Beira Baixa conquistou a quarta vitória consecutiva e ascendeu ao quarto posto da tabela classificativa.

Depois de dois triunfos consecutivos fora de portas, a Desportiva do Fundão regressou ao “conforto do lar” para medir forças com o Viseu 2001. De olhos postos nos lugares que vão dar acesso à “final-eight” da Taça da Liga, o conjunto local entrou melhor no jogo e desde cedo se aproximou de forma perigosa da baliza de Nilton, guarda-redes eleito por Paulo Fernandes, técnico que não pôde contar com Russo e Pedro Peixoto.

O primeiro tento da tarde na Beira Baixa surgiu logo aos quatro minutos, premiando a melhor entrada da Desportiva. Na sequência de um pontapé de canto, a bola tabelou em Isma e traiu o guardião Nilton. Em desvantagem no marcador, o Viseu 2001 procurou ter mais bola e acalmar o jogo, isto depois de sucessivas tentativas da Desportiva, merecendo destaque as bolas enviadas ao ferro por Mário Freitas e Márcio Moreira.

O Viseu 2001 foi crescendo no desafio e Lucas Amparo até teve o empate nos pés, falhando de forma clamorosa após defesa de Luiz Gustavo, guardião da Desportiva que assumiu a titularidade – Júlio César lesionou-se no embate com o Rio Ave e teve que ser submetido a uma cirurgia a uma das mãos.

Depois da ameaça, a concretização: o Viseu 2001 chegaria ao golo precisamente por intermédio de Lucas Amparo a três minutos do intervalo, estabelecendo o resultado na altura de recolher às cabines.

O descanso fez bem à equipa da Desportiva que voltou a entrar de forma positiva na etapa complementar. O equilíbrio predominou nos primeiros nove minutos da segunda parte, até que Gui, um dos jogadores mais inconformados com o empate, recolou a formação local em vantagem. Aproveitando uma saída estratégica do guarda-redes Nilton, uma autêntica “muralha” nos primeiros instantes do segundo, Gui recebeu a bola após passe de Eskerda, correu para a baliza adversária e estabeleceu 0 2-1. No mesmo minuto, pouco depois de ter visto a sua equipa cometer a quinta falta, Gui ampliaria para três a um, provando o bom momento de forma que atravessa: o pivot de 27 anos marcou nove golos nos últimos cinco encontros que disputou.

Em desvantagem no marcador, o Viseu 2001 esforçava-se por encurtar a distância e esteve perto de consegui-lo, mas não sem que a Desportiva ameaçasse chegar ao quarto golo. Mais eficaz no segundo tempo que no primeiro, a equipa fundanense chegaria ao 4-1 graças a um golo de Kiko, assistido por Mário Freitas, e o internacional português ex-Benfica encerraria a contagem em 5-1, após assistência primordial de Pauleta.

A Desportiva conquistou a quarta vitória seguida na Liga SportZone e ascendeu ao quarto lugar com 16 pontos. O Viseu 2001, por sua vez, perdeu pela segunda ronda consecutiva mas permanece em posição de acesso à “final-eight” da Taça da Liga.

In Futsal Global

Ficha de Jogo: http://www.adfundao.pt/fixture_and_result/jornada-10/